Piedade dos Gerais

O município de Piedade dos Gerais, possui a Casa de Cultura Isabel Resende. A Casa de Cultura tem como objetivo incentivar e difundir a cultura dos Piedadenses.

O Turismo Religioso Religião se destaca desde aparição da Nossa Senhora da Piedade em 1987. A Nossa Senhora da Piedade apareceu para três crianças ,pedindo orações e penitências. Ao passar do tempo a comunidade foi crescendo,hoje recebe visitantes de vários pontos do Brasil e de outros países, que são acolhidos nas casa e se alimentam na cozinha comunitária. Atualmente, uma das três crianças de outrora, que hoje não é mais uma criança,é quem recebe diariamente as mensagens de Nossa Senhora e as transmites aos fiéis,embasados na fé, na paz e no amor.

A beleza natural é um dos atrativos, serras formadas por rochas de granito, Piedade dos Gerais possui um clima ameno, com uma temperatura média de 21°. A vegetação predominante na região é o cerrado. Nas áreas úmidas próximas ao leito do rio, apresentam-se matas nativas como a Erva Tropical,a Acelga e o Agreste. Completando as belezas naturais da cidade,aparece o Rio Macaúbas totalmente preservado de qualquer tipo de poluente. Existem inúmeras nascentes, a água é considerada um recurso encontrado em abundancia em todo município.No interior do rio,encontra-se muitos bagres e traíras. As cachoeiras provenientes do Rio Macaúbas encontram por suas belezas,sendo um dos maiores atrativos naturais do Município. O Município estabeleceu a criação de de um Núcleo Municipal de incentivo e envolvimento com a causa conservacionista,procurando preservar a riqueza ecológica,visando a qualidade ambiental, a educação e o convívio com o meio ambiente; tendo como finalidade a proteção e conservação das águas, recurso indispensável para a vida do homem.Em Piedade a fauna está preservada,ainda existem muitas aves embelezando o céu da cidade como rolinhas,maritacas,inhambus, tucanos e juritis.Nas campinas são encontradas grandes bandos de sirienas, codornas, tatu galinha canastro e lobo guará.Dentre as potencialidades turísticas de Piedade dos Gerais, destacam-se as belezas naturais como as montanhas, rios e cachoeiras,convite irrecusável ás caminhadas e banhos, que garantem um lazer atraente e estimulante.

As festas do município, se tornaram bastante conhecidas na região, com destaque para o Carna Forró, a Festa do Peão de Boiadeiro, o Encontro de Folia de Reis, o Aniversário da Cidade, a Festa do Cavalo e o Festival do Inhame que tem como objetivo resgatar a culinária local.

Vale ressaltar que somos orgulhosos de fazermos parte dessa cidade linda ,além de ter várias festas e atrações é um povo acolhedor e companheiro, pois o curso da história da humanidade é determinado, não pelo que acontece no céu, mas pelo o que acontece no coração do homem.