Moeda

Os dias bonitos de inverno, na Serra da Moeda, são um convite para passeios ao ar livre. Moeda, cidade interiorana próxima da Capital Mineira, preserva várias cachoeiras, matas e vários riachos.

O relevo onde se situa o município de Moeda, a serra de igual nome é um acidente geográfico conhecido no mundo inteiro. Trata-se de um dos fenômenos geomorfológicos mais antigos da Terra. Entesourou nessa imensidão de tempo, enorme quantidade e variedade de minerais de valor incalculável. A natureza prodigalizou o seu relevo com exuberantes e graciosas paisagens: os rochedos resplandecentes, as cachoeiras; a névoa matinal e a floração multicolor. Os gentios foram os primeiros a usufruir sua seiva silvestre e a riqueza de sua fauna, há dez mil anos passados.Quando atingir o cume da serra, o Vale do Paraopeba lhe proporcionará uma profusão de cenários paradisíacos que vão desde montanhas, rios, pedreiras, sempre vivas, orquídeas de várias espécies, bromélias, xaxins, campos de serra e pequenas nascentes com quedas d’água , além dos resquícios das estradas feitas pelos escravos para acesso a antiga fazenda de fundição de moedas falsas.

Este cenário aliado à valorização de seu lugar natal pela população, somada à consciência de sua elite pensante e de sua classe política, foram determinantes para que fosse iniciado o processo de preservação de tão valoroso conjunto ambiental e cultural, um direito inalienável da comunidade moedense e do povo mineiro.

Cidade para os amantes da natureza, esportes radicais, caminhadas, cavalgadas e banho de cachoeiras. Estando na cidade você encontrará atrativos prontos para serem descobertos e vividos.