Juatuba

Próxima a capital mineira, Juatuba é conhecida como a “cidade da cerveja” e apresenta uma rara beleza natural que inclui a Serra do Elefante, cachoeiras, trilhas e lagos. Dentre seus cartões postais estão: as praças locais, a Serra do Elefante, as Trilhas, a Barragem, as antigas fazendas, o Haras Porto Rico e o Haras Zuninga, a preciosa imagem de Nossa Senhora de Fátima e a Feira Livre na Praça dos Três Poderes, dentre outras belezas turísticas. A cidade é detentora de poderoso saber popular através dos causos que resgatam as tradições mais profundas do povo juatubense, fazendo emergir o inusitado, os mistérios, os cantos, os recantos e as encruzilhadas que circundam a cidade tornando seu atrativo principal, as trilhas, uma aventura inesquecível.


Tem por principais eventos festivos a Festa do Padroeiro São Sebastião: 20 de Janeiro, a Festa de aniversário da cidade em 27 de abril, a Festa de São Cristóvão no primeiro final de semana de agosto, a Festa de Nossa Senhora do Rosário e São Benedito no terceiro domingo de agosto, além de outros eventos localizados na Feira Livre da Cidade como o já tradicional Temperos de Juatuba que valoriza a gastronomia, o artesanato e a cultura local. No evento, que ocorre em junho e dezembro de cada ano, a gastronomia torna-se um elemento cultural importante na construção da identidade do povo juatubense, incentivando o turismo e a economia local.


Ao visitar a cidade você poderá conhecer outros atrativos, a exemplo: o Restaurante Roda D’água no Distrito de Boa Vista e o Pesque e Pague Peixe Boi, em Francelinos, próximo a Usina Térmica da Cemig onde também se situa um local destinado ao artesanato e ao talento artístico dos munícipes: a Via da Arte.