Inhotim

Com um dos mais ricos acervos de arte contemporânea, atualmente com mais de 800 obras, o Inhotim está longe de ser apenas mais um museu. Localizado a 60 km de Belo Horizonte, onde a Mata Atlântica se mistura ao Cerrado, o parque oferece a cada visitante a oportunidade única de explorar todos os cinco sentidos: visão, tato, olfato, audição e paladar. As inúmeras opções culturais incluem saborear deliciosos pratos da culinária internacional, assistir a shows e performances, visitar os jardins e sua variada coleção botânica, apreciar a arquitetura inovadora das construções e ainda fazer uma pausa para compras em uma das lojas do Instituto. Tudo isso faz do Inhotim um destino perene, onde o visitante pode encontrar algo novo a cada retorno.

Jardim Botânico
Pouca gente sabe, mas antes de se tornar centro de arte contemporânea, o Inhotim já era um incrível jardim. Em 2010, o Instituto conquistou a chancela de Jardim Botânico pela Comissão Nacional de Jardins Botânicos (CNJB). Hoje possui cerca de cinco mil espécies de plantas diferentes, coleções botânicas, projetos de educação ambiental e um centro de pesquisas científicas. Quem visita o parque se depara com a beleza e a diversidade natural, que são capazes de “limpar a retina” entre a interação com uma obra e outra.

Arquitetura
Com a proposta de construir ambientes que integrem arte e paisagem de maneira singular, o Inhotim é hoje um expoente da arquitetura brasileira, propondo uma nova forma de pensar e viver no mundo contemporâneo. Os espaços expositivos do parque oferecem ao público uma experiência de sensibilidade e emoção, diferente das galerias e museus tradicionais, localizados na aridez dos centros urbanos.

Site: www.inhotim.org.br