Igarapé

Igarapé conquistou sua emancipação política em 1963, porém a chegada dos pioneiros onde hoje avistamos a cidade remonta ao início do século XVIII. Aqui, nesse pé de serra, em outrora não se edificou o barroco, nem heróicos feitos buliram o percurso da história “oficial”. Porém, o cabedal humano foi prodigioso na construção de um patrimônio imaterial de igual magnitude aos das cidades mais abastadas das Minas Gerais.

Na atualidade o legado histórico, passado de geração para geração, mescla-se às novas possibilidades postas a partir do processo de desenvolvimento da Região. O cenário é a coexistência de uma ampla diversidade sócio cultural.

Em Igarapé, tradição e contemporaneidade se colocam face a face. Contingentes das novas gerações, somados aos vindouros, com suas diferentes práticas e modos de vida compõe um grande mosaico cultural. Nesse sentido a cidade tem como exemplo o Igarapé Bem Temperado, Festival, anual que, coloca em destaque as Mestras da Culinária local em diálogo com diferentes praticas da gastronomia contemporânea e seus agentes.                     

Ainda no que se refere às possibilidades para o turismo e a cultura, localizada a apenas 45 Km de Belo Horizonte, Igarapé é dotado de belezas naturais que guardam inúmeras fontes d’água e trilhas ecológicas, se colocando como referência na Região Central de Minas, atraindo inúmeros adeptos do ecoturismo e praticantes dos esportes de aventura que visitam as Veredas do Paraopeba, principalmente para uma aventura inesquecível no Conjunto Natural e Paisagístico da Pedra Grande. O Pedra Grande, patrimônio cultural da cidade, sítio paisagístico localizado na Serra do Itatiaiuçu, caracterizado por espécies de Cerrado, Campo Rupestre e remanescentes de Mata Atlântica, abriga fauna e flora exuberante que compõe bioma fundamental para a manutenção dos mananciais que são fontes de abastecimento da Barragem Serra Azul que garante água potável para várias cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

A cidade de Igarapé conta com uma boa infra-estrutura de serviços e lazer e uma bem estruturada oferta de hospedagem, com destaque para os hotéis fazenda e os centros de espiritualidade holística, destino turístico marcado pelas suas opções ligadas à saúde espiritual e o bem estar. Vele a pena descobrir os encantos e sabores de Igarapé.